Destinos Nacionais

Conhecendo a cidade de Santos

Explore a cidade paulista que faz com que seus visitantes voltem no tempo e mergulhem nas histórias de seus antepassados

Localizada a 55km de São Paulo, Santos é uma das cidades mais tradicionais do país, abriga o maior porto da América Latina e seu jardim da orla da praia é o maior do mundo.

Além disso, a cidade tem cerca de 500 mil habitantes e abriga muitas histórias, que são contadas através de sua arquitetura, museus e passeios pelo centro histórico.

Santos – SP

A melhor opção para começar seu roteiro de viagem, é fazer uma visita à Bolsa do Café. Considerado um dos principais pontos turísticos da cidade do litoral paulista, é lá onde é contada a relação desse famoso grãozinho com o Brasil.

Se você é amante de história, arquitetura e quer descobrir curiosidades sobre a cidade, aproveite que já vai estar no centro e faça o passeio de bondinho, ele conta com um guia que vai mostrando e explicando as histórias de cada ponto turístico ao longo do trajeto.

Duas outras opções para quem gosta desse tipo de programação é pegar o bondinho que vai até o Monte Serrat, passeio que permite que você tenha uma vista muito bonita durante toda a subida até chegar ao topo do morro; e o Museu do Porto, que conta toda a história do Porto de Santos e tem um acervo rico em fotos e peças que trazem a tona memórias portuárias.

Para quem quer relaxar e continuar explorando Santos, uma boa pedida é visitar o Jardim Botânico e o Orquidário, lugares silenciosos e que contam com diversas espécies da fauna e da flora, além de serem ideais para a prática de exercícios.

Santos – SP

Outros dois passeios bem legais que não podem deixar de ser feitos, são o passeio de escuna, que te leva para conhecer a Baia de Santos e ver a cidade por outro ângulo; e o Aquário Municipal, considerado o mais antigo do país.

Santos – SP

Agora, se você é fã de futebol, existem alguns lugares que você precisa visitar.

Casa do Santos Futebol Clube, a cidade é responsável por acolher a famosa Vila Belmiro, por onde é possível fazer um tour e conhecer cada cantinho do estádio, incluindo o vestiário; e onde também fica localizado o Museu das Conquistas, que conta toda a história do time.

Além da Vila, outro lugar que também conta a história de um dos jogadores mais famosos do mundo, o Pelé, é o Museu que leva o nome dele e apresenta peças, como camisas, chuteiras, troféus, condecorações e vários outros itens do Rei do futebol.

Santos – SP

No fim do dia, uma boa opção é ir conferir o pôr-do-sol no Parque Santini e aproveitar para admirar uma das belíssimas esculturas feitas pela artista plástica Tomie Ohtake.

Santos – SP

Já à noite, o entretenimento fica por conta das peças, shows e stand ups que acontecem no Coliseu, patrimônio histórico da cidade.

Como chegar

Para quem vai para Santos saindo de São Paulo, o único gasto será com a gasolina, já que os paulistanos geralmente fazem apenas um bate e volta devido a proximidade das cidades.

Porém, quem vem de outros estados, precisa ficar de olho em preços de passagem aérea de voos que vão para a capital paulista e, de lá, pegar um ônibus na rodoviária ou alugar um carro para poder descer a serra.

Outra preocupação para quem vem de fora é o valor da hospedagem. Em Santos, as diárias de hotéis e pousadas vão de R$ 200,00 à R$ 300,00, e os hostels, que tem um preço mais em conta, possuem diárias a partir de R$ 98,00.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

Por: Natália Ozkaynak
Jornalista e escritora, apaixonada por viagens.

Encontrou algum erro? Quer contar alguma viagem que realizou?