Dominio: clubedasviagens.com.br
Chave: 4b43d379de8f2ae515b603cff17d7a09507c5535
Hora do cache: 1498408447
Vida do cache: 1498451647
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: da84e8d564e09024481a6038e3c9186f10ffe56e
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Dicas

Cuidados Necessários Para Quem Vai à Praia

Ir à praia é um passeio maravilhoso, mas pode oferecer alguns riscos à sua saúde. Descubra quais são e como se prevenir de todos eles.

No Brasil, a estação mais esperada do ano é o verão. Nada melhor do que calor, céu azul, sol e mar, não é mesmo?! Porém, para poder aproveitar tudo isso, precisamos tomar alguns cuidados essenciais com o nosso corpo.

Cuidados Necessários Para Quem Vai à Praia

Quando o dia está ensolarado e o calor intenso, todo mundo corre para arrumar as coisas e ir à praia, mesmo que para isso seja necessário fazer uma viagem rápida ou o famoso bate volta. Entretanto, todo cuidado é pouco, e pensando nisso, selecionamos alguns cuidados que devem ser tomados.

Pele

Para se proteger dos raios ultravioletas você não pode deixar de levar protetor solar no mínimo fator 30, guarda-sol e chapéu.  Os melhores horários para tomar sol são antes das 10h e depois das 16h. Mas caso você seja daquelas pessoas que gostam de passar o dia todo na praia, o mais indicado é ficar na sombra nos horários em que o sol está mais forte.

Se expor de forma excessiva ao sol, ainda mais nos horários mais quentes, oferece um grande risco à sua saúde. Isso pode causar sérios danos à sua pele, resultando em insolação ou até mesmo câncer de pele, portanto, é preciso tomar o máximo de cuidado e repassar o protetor de hora em hora. Caso entre no mar, recomenda-se o uso de protetor a prova d’água e que ao sair da água, tire o excesso de sal do corpo e repasse o protetor solar.

Corpo

Com temperaturas altíssimas nessa época do ano, o mais importante é se hidratar. Muitas vezes nos distraímos conversando, tomando sol e ficando bastante tempo no mar, e nos esquecemos de tomar água, o que não pode acontecer. Tomar bastante líquido é fundamental. Ainda mais na época mais quente do ano, quando ficamos expostos ao calor intenso, suamos muito e, por consequência, acabamos perdendo líquido rapidamente.

Cuidados Necessários Para Quem Vai à Praia

Alimentação

Evite comidas vendidas na praia por ambulantes. Por não ter fiscalização, não dá para saber como foram preparados, se estão bem conservados e nem a procedência dos alimentos que estão sendo vendidos ali.

Queijo coalho, sanduíches naturais e camarão, são algumas das comidas mais vendidas na praia e que mais precisam de refrigeração, o que muitas vezes não acontece. Vendedores ficam de um lado para o outro embaixo do sol quente e isso acaba comprometendo a forma de conservação dos alimentos.

Opte por levar comidas de casa e dê preferência coisas leves, como frutas e saladas. Lembre-se também de levar dentro de uma bolsa térmica para garantir que não estraguem.

Ao consumir alimentos ou bebidas que são servidos com limão, cuidado, pois o limão em contato com a pele e exposta ao sol, causa queimadura e manchas horríveis que são irreversíveis. Então muito cuidado!

Mar

O mar é a grande atração quando o assunto é praia, porém algumas precauções precisam ser tomadas.  Antes de entrar, é necessário verificar se ao redor não tem nenhuma placa de perigo à vista.

Muitas pessoas entram na água sem olhar e acabam sendo surpreendidas pela forte correnteza ou por animais que em algumas épocas ficam mais próximos da costa, como, por exemplo, tubarões e águas vivas.

Geralmente, tubarões são mais comuns nas praias do Nordeste. Então, se for viajar para essa região, redobre a atenção e informe-se com o corpo de bombeiros local se há restrições de banho naquela praia. Já as águas vivas, são seres que aparecem com mais frequência nas praias de todo o litoral e são difíceis de ver.  Muitas vezes são levadas pela forte correnteza, maré alta ou mar agitado e podem machucar muitos banhistas, causando queimaduras e provocando muitas dores. Portanto, todo cuidado é pouco, e o recomendável é carregar sempre um spray com vinagre para lavar o ferimento causado pela água viva.

Recomenda-se que tenha sempre uma garrafa de água potável ao alcance, pois em casos de emergência, como um simples vento que pode jogar areia nos olhos e ter a necessidade de lava-los.

Agora que já sabe dos cuidados necessários, basta seguir as dicas e aproveitar a praia.

.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

Por: Natália Ozkaynak
Jornalista e escritora, apaixonada por viagens.

Encontrou algum erro? Quer contar alguma viagem que realizou?
Nos escreva, será um prazer ter você nos ajudando a melhorar cada vez mais!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: