Dicas

Cuidados Necessários Para Quem Vai à Praia

Ir à praia é um passeio maravilhoso, mas pode oferecer alguns riscos à sua saúde. Descubra quais são e como se prevenir de todos eles.

No Brasil, a estação mais esperada do ano é o verão. Nada melhor do que calor, céu azul, sol e mar, não é mesmo?! Porém, para poder aproveitar tudo isso, precisamos tomar alguns cuidados essenciais com o nosso corpo.

Cuidados Necessários Para Quem Vai à Praia

Quando o dia está ensolarado e o calor intenso, todo mundo corre para arrumar as coisas e ir à praia, mesmo que para isso seja necessário fazer uma viagem rápida ou o famoso bate volta. Entretanto, todo cuidado é pouco, e pensando nisso, selecionamos alguns cuidados que devem ser tomados.

Pele

Para se proteger dos raios ultravioletas você não pode deixar de levar protetor solar no mínimo fator 30, guarda-sol e chapéu.  Os melhores horários para tomar sol são antes das 10h e depois das 16h. Mas caso você seja daquelas pessoas que gostam de passar o dia todo na praia, o mais indicado é ficar na sombra nos horários em que o sol está mais forte.

Se expor de forma excessiva ao sol, ainda mais nos horários mais quentes, oferece um grande risco à sua saúde. Isso pode causar sérios danos à sua pele, resultando em insolação ou até mesmo câncer de pele, portanto, é preciso tomar o máximo de cuidado e repassar o protetor de hora em hora. Caso entre no mar, recomenda-se o uso de protetor a prova d’água e que ao sair da água, tire o excesso de sal do corpo e repasse o protetor solar.

Corpo

Com temperaturas altíssimas nessa época do ano, o mais importante é se hidratar. Muitas vezes nos distraímos conversando, tomando sol e ficando bastante tempo no mar, e nos esquecemos de tomar água, o que não pode acontecer. Tomar bastante líquido é fundamental. Ainda mais na época mais quente do ano, quando ficamos expostos ao calor intenso, suamos muito e, por consequência, acabamos perdendo líquido rapidamente.

Alimentação

Evite comidas vendidas na praia por ambulantes. Por não ter fiscalização, não dá para saber como foram preparados, se estão bem conservados e nem a procedência dos alimentos que estão sendo vendidos ali.

Queijo coalho, sanduíches naturais e camarão, são algumas das comidas mais vendidas na praia e que mais precisam de refrigeração, o que muitas vezes não acontece. Vendedores ficam de um lado para o outro embaixo do sol quente e isso acaba comprometendo a forma de conservação dos alimentos.

Opte por levar comidas de casa e dê preferência coisas leves, como frutas e saladas. Lembre-se também de levar dentro de uma bolsa térmica para garantir que não estraguem.

Ao consumir alimentos ou bebidas que são servidos com limão, cuidado, pois o limão em contato com a pele e exposta ao sol, causa queimadura e manchas horríveis que são irreversíveis. Então muito cuidado!

Mar

O mar é a grande atração quando o assunto é praia, porém algumas precauções precisam ser tomadas.  Antes de entrar, é necessário verificar se ao redor não tem nenhuma placa de perigo à vista.

Muitas pessoas entram na água sem olhar e acabam sendo surpreendidas pela forte correnteza ou por animais que em algumas épocas ficam mais próximos da costa, como, por exemplo, tubarões e águas vivas.

Geralmente, tubarões são mais comuns nas praias do Nordeste. Então, se for viajar para essa região, redobre a atenção e informe-se com o corpo de bombeiros local se há restrições de banho naquela praia. Já as águas vivas, são seres que aparecem com mais frequência nas praias de todo o litoral e são difíceis de ver.  Muitas vezes são levadas pela forte correnteza, maré alta ou mar agitado e podem machucar muitos banhistas, causando queimaduras e provocando muitas dores. Portanto, todo cuidado é pouco, e o recomendável é carregar sempre um spray com vinagre para lavar o ferimento causado pela água viva.

Recomenda-se que tenha sempre uma garrafa de água potável ao alcance, pois em casos de emergência, como um simples vento que pode jogar areia nos olhos e ter a necessidade de lava-los.

Agora que já sabe dos cuidados necessários, basta seguir as dicas e aproveitar a praia.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos!

Por: Natália Ozkaynak
Jornalista e escritora, apaixonada por viagens.

Encontrou algum erro? Quer contar alguma viagem que realizou?