Dominio: clubedasviagens.com.br
Chave: 4b43d379de8f2ae515b603cff17d7a09507c5535
Hora do cache: 1508560773
Vida do cache: 1508603973
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: da84e8d564e09024481a6038e3c9186f10ffe56e
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Dicas

Viagem nacional ou internacional? Que dúvida cruel!

O que fazer para decidir entre uma viagem nacional ou internacional levando em conta aspectos culturais e econômicos.

Decidir entre uma viagem nacional ou internacional pode parecer fácil, mas está longe de ser. Existem muitos aspectos que você pode levar em conta na hora de decidir. Vou tentar abordar três aspectos: financeiros, culturais e o objetivo da viagem. Vale lembrar que quanto maior for o planejamento da viagem, menor será a despesa. Normalmente, uma viagem nacional tende a ser mais em conta do que uma internacional, pois os gastos serão em reais, não em moeda estrangeira, e o custo de vida por aqui é parecido em qualquer região do Brasil e muito mais barato do que de a maior parte dos destinos internacionais. Por outro lado, não é regra absoluta que uma viagem para o exterior será mais cara do que uma viagem aqui no Brasil, mas deve-se levar em conta que alguns países exigem visto para se ter acesso ao país, já em outros países não é necessário, podendo embarcar apenas com o RG original dentro da validade, que é de 10 anos da data de emissão.

Que duvida cruel, viagem nacional ou internacional

Cito alguns exemplos: viajar para vários países da América Latina, da África e do Sudeste Asiático pode sair mais barato do que viajar para destinos nacionais, pois a moeda do país normalmente é desvalorizada em relação ao Real. Enquanto viajar para os países da Europa, EUA, Japão ou Austrália serão mais caras. Essa situação se deve às variações cambiais e uma equação envolvendo, custo de vida local, taxação de compras no exterior, uso do cartão de crédito que incide IOF, e por fim, as despesas com passaporte, visto e outros documentos exigidos pela imigração do país.

2. Que duvida cruel, viagem nacional ou internacional

Rio de Janeiro – Brasil

Outro aspecto muito importante que devemos levar em conta é o contato com a cultura local. Esse tópico apresenta forte ligação com o terceiro que abordarei, que é o objetivo da viagem. Por exemplo: se o objetivo for viajar para fazer compras talvez o melhor lugar do mundo seja os EUA, já se o objetivo for viajar para evoluir do ponto de vista cultural, a Europa é imbatível, afinal você estará no “velho continente”. Pode-se fazer uma viagem religiosa passando por pontos de peregrinação, ou por exemplo uma viagem de aventura para a Nova Zelândia ou safáris na África que são os destinos mais procurados para quem gosta de turismo de aventura. Viajar para o exterior ainda possui um charme especial e não podemos negar o poder que Paris, Roma ou Nova York tem de atrair turistas. Quem não quer conhecer a Torre Eiffel ou o Vaticano.

3. Que duvida cruel, viagem nacional ou internacional

Nova York – EUA

Por outro lado, não podemos esquecer que o nosso país é um gigante em termos culturais e turístico. Aqui não teremos dificuldades com os idiomas. Nossos destinos incluem aspetos culturais, históricos e de natureza comparável a qualquer região do planeta terra. Nossas praias estão entre as mais belas do mundo, em termos culturais somos ricos, devido as diversas regiões do Brasil que possuem cultura própria, e por fim para os amantes de esportes radicais e belezas naturais não faltam opções, pois temos a Amazônia, o Pantanal, além de Foz do Iguaçu e muitos outros lugares. Para finalizar, independentemente do destino, o que deve nos mover para a escolha é o objetivo da viagem, ou seja, lazer, aventura, descanso, lua de mel, etc. Tendo decidido o que espera culturalmente da viagem, você deve centrar as atenções no planejamento para a viagem estar de acordo com o seu orçamento. Por fim, você não pode esquecer que existem lugares fantásticos tanto aqui no Brasil como no exterior.

.

Gostou da nossas dicas, compartilhe com os amigos!

Por: Ronaldo Santos
Escritor e Turista, viajou as Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia e África do Sul.

Encontrou algum erro? Quer colaborar conosco contando alguma viagem que realizou?
Nos escreva, será um prazer ter você nos ajudando a melhorar cada vez mais!

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: